Os Sistemas de CFTV, normalmente contam com operações 24 horas, independentemente de ser um operação local ou terceirizada remotamente e conta com monitoramentos ativos de imagens de diversas fontes, digitais e analógicas.
Vídeo wall é um equipamento que consiste em uma série de monitores interligados entre si de forma linear ou em uma estrutura de mosaico, de modo a formar uma grande e “única” tela. Normalmente são compostos por monitores de LCD ou painéis de LED. O Dimensionamento Técnico da solução é fundamental para identificar a melhor solução a ser executada de acordo com a tarefa, estrutura, operação e inclusive o conforto na utilização.
Uma das dores atuais corresponde a estruturação de uma central de monitoramento e seus equipamentos é justamente a presença de um vídeo wall, pois ainda existe um estigma muito grande relação ao uso de televisores convencionais ao invés do projeto correto de estruturação de um vídeo wall corretamente, por conta de preço, podendo até mesmo causar problemas futuros na intenção de baratear projetos de centrais.
Além de um projeto corretamente estruturado com relação aos tipos de monitores e integração deles, tudo o mais, deve ser levado em consideração, até mesmo a distância das mesas, portanto na construção de centrais de monitoramento com vídeo wall, deve se ter total atenção aos detalhes.
Hoje ele se tornou uma importante ferramenta operacional e até mesmo estratégica, principalmente se a central de monitoramento trata de gerenciamento riscos e crises. Estruturar e instalar um vídeo wall de forma correta trará a versatilidade de todos os benefícios dos acompanhamentos necessários em diversas situações do cotidiano e eventos.
O dimensionamento de um projeto correto, deve considerar as telas, software ou meio gerenciador, máquina gráfica gerenciadora, bordas e métodos de integração, que irão de fato criar uma solução Digital.
Um vídeo wall, dentro de uma central de monitoramento, é importante aliado na capacidade operacional de gestão da central.
Ele será o ponto central de acompanhamento de câmeras críticas, de evidenciação de eventos que estejam em andamento e precisam de acompanhamento em tempo real, na utilização de ferramenta de análise forense para a reprodução de mídia em buscas de detalhes, no acompanhamento em tempo real de outros sistemas que podem ser acrescentados em tela e fazem parte da operação como sistemas de alarmes, radares, controles de acessos, entre outros.
Muito utilizado em criação de planos de ataque quando um evento ocorre, pois com a visibilidade total e acompanhamento de toda a equipe, são iniciados os procedimentos de contingências, medidas traçadas e envio de apoio tático como viaturas e drones com visualização ao vivo de toda a ação.
Com mencionado anteriormente, se trata de um conjunto de telas que trabalham em conjunto.
Esta base de funcionamento é a mais prática possível, permitindo que existam uma série de opções para a criação dessa junção que, claramente, devem ser trabalhadas de acordo com a necessidade e especificação de cada projeto.
A criação, digital, de uma única tela à partir da junção de outras tantas, se dá por meio de softwares gráficos gerenciadores, de sistemas de gestão provenientes das placas de vídeo adequadas, através de softwares VMS que criam esse dimensionamento ou ainda através dos próprios monitores que podem possuir a opção de permitir um cascateamento de telas.
Lembrando que monitores de vídeo wall, são soluções próprias para essa função, sendo projetados com angulações apropriadas, brilho, velocidade de resposta, integração, MTBF, operação 24/7, entre outros fatores, que são destinado à criação de um processo como este, algo que outros monitores convencionas e principalmente televisores não tem a capacidade de suprir ou suportar sem apresentar erros e falhas.
São diversos, principalmente que cada operação tem algum detalhe específico no uso da solução, porém citando os principais, existem:
A utilização de equipamentos de alta tecnologia que irão, além de suportar, apoiar as ações da central de monitoramento, apoiando a decisão e acompanhando o processo, com melhora significativa da qualidade das informações;
A entrega de uma visualização precisa das áreas e ativos críticos, que necessitam de acompanhamento constante;
Justamente pelos fatores acima, promove a redução de riscos relacionados à segurança, aumento de SLA e detecção de falhas mais rápidas;
Aceleração do tempo de resposta do desenvolvimento de planos de mitigação de riscos em eventos emergenciais e das ações preventivas e corretivas.
© 2023 DT Consultech – Soluções em Segurança Eletrônica • Todos os direitos reservados.