Um sistema de reconhecimento facial é um software que foi construído em cima de uma técnica de comparação de imagem em tempo real (foto ou vídeo) com dados armazenados, cuja base de dados é formada pelo cadastro do conjunto de uma ou mais imagens de que cada pessoa que necessita ser reconhecida pelo sistema e que foram classificadas pela ferramenta através do padrão característico facial e individual.
Os sistemas de reconhecimento facial possuem meios diferentes de trabalhar as identificações, podendo ser em cenários:
Hoje, com a popularização que sofreu, o facial se tornou uma forma assertiva e cada vez mais segura de identificar e confirmar identidades, seja para verificações padrão, críticas ou um controle de acesso rigoroso além de prático. O sistema, ao longo do tempo, recebeu atualizações que o tornaram cada vez mais sofisticado e robusto, como as opções de tailgating (que identifica se existe algum indivíduo tentando passar junto com a face autorizada), anti-spoofing (que impede que o sistema fraudado com o uso de fotos e vídeos de faces “não vivas”), até melhorias nos quesitos de iluminação, permitindo reconhecimentos assertivos em ambientes muito ou quase nada iluminados.
Uma aplicação de reconhecimento facial, tem inúmeras utilizações, sendo a mais básica delas as questões de segurança de acesso. Muito além disso, ela pode ser utilizada pela segurança em geral, ao procurar por indivíduos já previamente classificados como restritos ou monitorados e pode ser utilizada para encontra e classificar algum desconhecido que tenha cometido algum delito.
Um sistema dessa magnitude, também pode ser utilizado nas questões de cibersegurança, validando acesso a estações e operações que teriam riscos de rupturas por conta de senha e outros dispositivos físicos que podem ser furtados ou transmitidos à terceiros, mitigando riscos e prevenindo fraudes.
Mais além, este sistema pode ser utilizado em estratégias de negócios e marketing. Através da identificação de um cliente e, à partir dela, a extração dos dados deste cliente (nome, idade, gostos, última compra, quais os descontos que ele pode receber, ticket médio e frequência) para que exista uma atendimento mais personalizado ou também o controle de presença dos estudantes confirmando inclusive o percentual de presença na aula ou ainda a agilização do processo de classificação dos pacientes em um ambiente hospitalar.
Os sistemas, ainda podem permitir a classificação das faces (variando) em sentimento, gênero e faixa etária.
Basicamente, um sistema facial possui um banco de dados onde as imagens serão armazenadas e classificadas. Existem sistemas que fazem o comparativos das faces em tempo real com as faces armazenadas pixel a pixel (consequentemente utilizando maior carga de processamento do hardware) batendo os pontos individuais que fazem com que aquele indivíduo seja reconhecido, assim como existem sistemas que analisam as imagens armazenadas, identificam os pontos individuais e criam hashes (uma codificação única daquela imagem) e ao encontrar uma face em tempo real, executa o mesmo processo de criação de hash e a compara com as armazenadas em banco de dados, permitindo a identificação (neste caso utilizando menor processamento).
Após a identificação, cada sistema pode oferecer seus meios de execução de tarefas, que podem ser as ativação de módulos de contato seco para automação, eventos virtuais ou envio de comandos de ações para sistemas de terceiros através de integrações diretas ou API.
Os benefícios são muitos, passando pela velocidade nos acesso, fácil identificação de pessoal autorizado ou não, uso direto na segurança privada e pública criando um ambiente de alta performance na identificação de suspeitos e procurados até mesmo inibindo possibilidades de crimes serem cometidos, o uso na cibersegurança em diversos aspectos com um dos citados anteriormente, a total conveniência no uso da tecnologia em todas as aplicações, incluindo acesso no touch, além de todas as integrações diretas e indiretas com diversos sistemas e equipamentos, otimizando todos os processos de segurança.
© 2023 DT Consultech – Soluções em Segurança Eletrônica • Todos os direitos reservados.