Drones

Plataformas de controle de Drones

Ao se aplicar uma ferramenta como o drone, dentro da segurança patrimonial tecnológica, através de plataformas inteligentes e 100% operacionais, está sendo falado sobre os benefícios da segurança 4.0. Trata-se de uma plataforma que foi desenvolvida para permitir o uso dos drones em processos de segurança de uma forma muito mais abrangente e com muito mais eficiência.

Essa plataforma permite o controle de frotas completas de drones, além de permitir gerenciamento remoto, rondas automáticas, revisão de voo após cada decolagem, integração do drone com outras plataformas, como os softwares VMS, com tudo isso oferecendo ao usuário o aumento da eficiência operacional, uma vigilância aérea persistente, esquema tático e a opção de obter uma primeira resposta com apoio aéreo efetivo e por consequência um melhor aproveitamento e retorno do investimento em operações de segurança e vigilância.

Para que deve ser utilizado?

O drone entrega uma alta velocidade e uma visão totalmente ampla na resposta a qualquer incidente e qualquer tipo de verificação que precise ser efetuada.

A utilização do equipamento em postos de vigilância, além de todos os recursos de alcance, qualidade, precisão e apoio tático que o sistema unido a ferramenta entregam, gera também economia de até 40% no ponto de segurança equipado para funcionamento 24/7.

Os drones são utilizados para pronta resposta em qualquer situação, checando alarmes disparados, pontos de invasão, pânico acionado, rondas perimetrais, aquecimento de áreas de riscos, entre muitas outras diversas aplicações, que podem ser programadas ou manuais, utilizando um sistema inteligente e seguro para a operação e para os operadores da tecnologia, independentemente de operações diurnas ou noturnas.

Sobre o vídeo transmitido do drone, integrado ao software VMS por exemplo, podem ser acrescentadas as tecnologias de análises inteligentes como LPR, analíticos baseados em redes neurais (IA) e até mesmo reconhecimentos faciais.

Como funciona este sistema?

O drone em si é visto como uma “câmera que voa” pelos sistemas, portanto, o vídeo da operação será transmitido (stream) para um sistema que pode receber diretamente seu protocolo RTMP ou que faça a conversão para RTSP e assim poderá se visualizado ao vivo com tansmissão direta para qualquer cliente de monitoramento, armazenado, reproduzido e analisado.

A câmera do drone abre um canal de transmissão como controle, que por sua vez está conectado à um dispositivo mobile ou tela, que também possui um APP da fabricante ou desenvolvimento próprio e homologado, que por sua vez poderá fazer a ponte de comunicação e até mesmo de conversão com os sistemas que pretendem receber o vídeo.

O sistema de controle dos drones é completamente integrado com as funções do equipamento, permitindo o controle de apenas um ou uma frota inteira de drones, cada qual com sua operação, limites e configurações pré definidas, respeitando as normas legais, em compliance com a legislação brasileira e com monitoramento ativo de velocidade do vento, sensores e de rotas e aproximação de outras aeronaves por transponder.

Quais são os benefícios da sua aplicação?

Algo que deve ser muito frisado no uso de drones dentro do cenário de segurança, é o apoio a vida humana. Um drone possui a função de alcançar e oferecer alta visibilidade de locais que oferecem riscos a vida humana ou que oferecem muitas dificuldades de acesso e isso é possível através do ganho da visualização vertical, ou seja, sua área coberta em metros cúbicos, graças ao eixo Z dado pelo drone.

Economia nos postos de vigilâncias, velocidade em verificações, preservação da vida humana e previsibilidade com antecipação nas operações, flexibilidade operacional, controle total via sistema, visibilidade 360° e com “modo oculto” em operações de risco, além de diversos meios de coletas de dados em tempo real. O drone se adapta a praticamente qualquer necessidade de apoio aéreo.