Sistema VMS

O que é um VMS?

Trata-se de um componente de um projeto de CFTV. Ele é o coração do projeto. São softwares que se comunicam com diversos modelos e tipos de equipamentos (câmeras, IO, centrais, etc) de diversos fabricantes diferentes, ou seja, são softwares multiplataforma. Ele centraliza a gestão, administração, configuração e gravação de toda a operação, sendo o ponto central de comunicação com todos os equipamentos e é responsável também pela distribuição dos recursos e acessos a esses equipamentos. Os VMS possuem, de forma embarcada ou integrada, diversos módulos adicionais, sejam fabricante pelo mesmo fabricante do VMS ou por fabricantes parceiros que unem tecnologias, trazendo uma inteligência adicional e enorme para a operação. Inclusive, partindo desse ponto, têm-se o conceito de modularidade expansiva, permitida pelo VMS, devido às suas particularidades, fazendo com que um projeto concebido com essa plataforma, possa sofre expansões tecnológicas e quantitativas de acordo com a necessidade.

Para que deve ser utilizado?

Um sistema VMS é utilizado no monitoramento inteligente. Sempre que se quer ou necessita extrair muito mais recursos, facilidades e versatilidades na operação, deve-se trabalhar com sistemas profissionais para gestão do vídeo monitoramento.

Todo e qualquer projeto, destinado as mais variadas verticais e aplicações, que utilizam softwares inteligentes para a gestão de vídeo, possuem em suas mãos o cérebro das soluções de segurança eletrônica. Ainda mais, quando falamos em projetos corporativos, urbanos, criativos e de alta complexidade, onde se deve buscar a prevenção de eventos, a fim de promover a diminuição das ocorrências por inibição e, quando ainda assim ocorrem, as detecções e os alertas dessas ocorrências.

Ademais, em se tratando de um VMS, aborda-se o quão completos em recursos eles são. As tecnologias disponíveis para o videomonitoramento são inúmeras indo desde as inteligências embarcadas e nativas, até as mais variadas integrações com equipamentos e sistemas terceiros. Devido a essa enorme quantidade de tecnologia acumulada em uma plataforma, saber escolher o sistema correto e qual o uso mais adequado a ferramenta é imprescindível, portanto os projetos com VMS são personalizados, não havendo um “copiar e colar” que transforme seu uso em um padrão convencional.

Como funciona este sistema?

Em seu funcionamento base, os sistemas VMS são aplicações que possuem seus serviços instalados em servidor (máquina física, virtual ou em cloud), para que assim se obtenha um ponto central de processamento (também havendo diversos projetos em cluster), para onde todas as câmeras existentes no projeto serão apontadas.

Uma vez estando o VMS em comunicação com todas as câmeras e equipamentos necessários, as operação de iniciam. O VMS irá gerenciar itens como:

Todas as demais tecnologias de módulos inteligentes que podem ser adicionados ao VMS, independentemente de serem fabricados por terceiros, vão se comunicar de alguma maneira com o VMS, seja para requisitar o fluxo de vídeo (sem limitações) ou para “conversar” com eventos e acionamentos em um troca de dados através e drivers desenvolvidos para essa função ou por API.

Quais são os benefícios da sua aplicação?

Alguns: